Como declarar imposto de renda ficar em dia com o leão

Se aproximando as datas em que muitos brasileiros são obrigados a fazerem declaração de imposto de renda, sendo para pessoas que atingem um valor de renda minima anual, entrando na lista das pessoas que declaram IRPF.

Para quem nunca fez aparenta ser um pouco difícil mais com um pouco de conhecimento, vai se tornando simples, para que conheça um pouco desse assunto que é estranho ainda para milhões de brasileiros mesmo utilizando todos os anos, confira.

Declaração do Imposto de Renda

Embora seja um procedimento que demande atenção, não existem muita dificuldade para aprender como declarar Imposto de Renda 2020.

Para cada procedimento é necessário checar seus detalhes, para que você não tenha problemas futuros. Entre todas as informações que precisará repassar, estarão:

Dívidas e ônus reais;
Pagamentos efetuados;
Bens e direitos recebidos;
Doações já realizadas;
Importações;
Imposto pago;
Imposto retido
Rendimentos;
Dependentes;
Outras rendas;
Entre outros.

O preenchimento é feito de maneira virtual com programa instalado em computador, página na internet ou usando aplicativo. O contribuinte pode fazer a declaração sozinho, ou caso sinta necessidade, contar com a ajuda de um contador.

Como prever o valor do imposto de renda

Para informar precisamento qual o valor do Imposto de Renda 2020 destinado a cada brasileiros com base nos requisitos que já citamos, é preciso levar em conta alguns pontos.

Isso porque é definido pela Receita Federal os valores conforme a aplicação de alíquotas. Estas são estabelecidas conforme o tipo de renda dos contribuintes e os seus ganhos mensais.

Depois de entregue a declaração e pago o tributo, a Receita Federal analisa todas as informações e pode conceder descontos nas deduções. As deduções fiscais são esclarecimentos sobre os pagamentos de outros impostos e de gastos gerais do contribuinte.

Com isso, o valor é reduzido e o trabalhador recebe seu “troco” por meio da restituição paga em até sete lotes durante o ano.

Posso parcelar IRPF?

O parcelamento IRPF 2020 é uma alternativa de pagamento para aqueles que estão com débitos na Receita Federal.

O cidadão que optar por essa forma de pagamento, deverá escolher no ato da solicitação quantos meses deseja parcelar sua dívida, sendo possível no máximo 8 meses. Os valores das parcelas são divididas por igual.

A seguir, confira informações importantes sobre o parcelamento IRPF 2020:

O parcelamento pode ser feito até 8 meses;
Esta opção de pagamento pode ser feita por qualquer pessoa que esteja com débito junto à Receita Federal;
As parcelas mensais são reajustadas de acordo com a evolução da taxa SELIC.

Informe de Rendimento

Muitas pessoas ainda não sabe do que se trata o informe de rendimentos. Este documento é de suma importância para muitos cidadãos brasileiros, pois ele funciona como uma espécie de extrato, onde contém todas as informações referentes aos rendimentos do cidadão no ano anterior.

Ele é utilizado para fazer a declaração do Imposto de Renda, sendo responsável por comprovar todos os ganhos daquela pessoa.

O informe de rendimento INSS 2020 traz informações como:

Valores recebidos pelo contribuinte no ano;
Quanto ele pagou de imposto na fonte,
Parcelas isenta de aposentadoria no caso dos maiores de 65 anos;
Dentre outros detalhes.

o que é Malha Fina

Todo o início de ano muitos brasileiros precisam declarar Imposto de Renda atrasado 2020. Ou seja, declarar seus bens e rendimentos do ano anterior.

Apesar de ser uma tarefa contínua (todos os anos), muitas pessoas cometem algum erro no momento da declaração. Além disso, existem aqueles que sonegam impostos.

Em ambas as situações, a Receita Federal investiga minuciosamente e em casos de erros detectados, o contribuinte pode cair na temida Malha Fina 2020.

Na Malha Fina, a Receita Federal cruza informações disponibilizadas pelas declarações dos contribuintes. O órgão faz uma espécie de “peneira” para tentar verificar algum erro no ato da declaração, seja de dados errados ou pendências.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*